Wikihouse – Imprima e construa sua casa em apenas um dia.

Como relatei no último post, iniciarei a apresentação de novos modelos de negócios que tendem a surgir na economia de transição para um cenário pós industrial. Demonstrarei como novos modelos de negócios estão causando uma quebra no paradigma da sociedade industrial, a apresentando soluções open source, mais transparentes e de custo baixíssimo. Hoje vamos conhecer as mudanças do setor de construção civil.

WIKIHOUSE

O WikiHouse talvez seja o projeto mais ousado que surgiu nos últimos anos. Pensando nos modelos baseado em código aberto, Alastair Parvin teve a genial ideia de utilizar o conceito de open source aliado aos conhecimentos de arquitetura e design. A principal proposta do projeto é que alguém sem nenhum conhecimento técnico possa baixar um arquivo modelo de uma casa, imprimir cada componente da habitação em uma impressora 3D CNC, e em menos de um dia construir uma casa. De acordo com o CEO do projeto:

“Wikihouse é um conjunto de construção de código aberto. O objetivo é permitir a qualquer um que projete, download e “imprima” casas e componentes que podem ser montados com o mínimo de habilidades formais ou treinamento.” – Alastair Parvin

Ficou dificil de entender? Então assista o vídeo abaixo.

O interessante é que devido ao projeto ser open source, todos tem a chance de criar ou adaptar novos modelos de construção, contando com a inteligência coletiva que a Internet nos proporciona. Outro ponto característico nos modelos open source é a de esquecer a ideia de proteger tecnologias e propriedades intelectuais em detrimento a compartir essas ideias e poder se beneficiar da colaboração, realizando projetos voltados ao bem comum.

Em outras palavras, uma vez que o conhecimento sobre construção, design e arquitetura é democratizado através dos modelos open source, qualquer pessoa que não tenham nenhum conhecimento técnico sobre construção pode junto com seus amigos criar uma casa em menos de 24 horas.

 

Anúncios
Categorias: Uncategorized | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Colabore com sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: