Wikihouse – Imprima e construa sua casa em apenas um dia.

Como relatei no último post, iniciarei a apresentação de novos modelos de negócios que tendem a surgir na economia de transição para um cenário pós industrial. Demonstrarei como novos modelos de negócios estão causando uma quebra no paradigma da sociedade industrial, a apresentando soluções open source, mais transparentes e de custo baixíssimo. Hoje vamos conhecer as mudanças do setor de construção civil.

WIKIHOUSE

O WikiHouse talvez seja o projeto mais ousado que surgiu nos últimos anos. Pensando nos modelos baseado em código aberto, Alastair Parvin teve a genial ideia de utilizar o conceito de open source aliado aos conhecimentos de arquitetura e design. A principal proposta do projeto é que alguém sem nenhum conhecimento técnico possa baixar um arquivo modelo de uma casa, imprimir cada componente da habitação em uma impressora 3D CNC, e em menos de um dia construir uma casa. De acordo com o CEO do projeto:

“Wikihouse é um conjunto de construção de código aberto. O objetivo é permitir a qualquer um que projete, download e “imprima” casas e componentes que podem ser montados com o mínimo de habilidades formais ou treinamento.” – Alastair Parvin

Ficou dificil de entender? Então assista o vídeo abaixo.

O interessante é que devido ao projeto ser open source, todos tem a chance de criar ou adaptar novos modelos de construção, contando com a inteligência coletiva que a Internet nos proporciona. Outro ponto característico nos modelos open source é a de esquecer a ideia de proteger tecnologias e propriedades intelectuais em detrimento a compartir essas ideias e poder se beneficiar da colaboração, realizando projetos voltados ao bem comum.

Em outras palavras, uma vez que o conhecimento sobre construção, design e arquitetura é democratizado através dos modelos open source, qualquer pessoa que não tenham nenhum conhecimento técnico sobre construção pode junto com seus amigos criar uma casa em menos de 24 horas.

 

Categorias: Uncategorized | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Colabore com sua opinião

Blog no WordPress.com.