O engarrafamento de todos os dias é a tradução da nossa forma individualizada de viver.

Um problema conhecido das metrópoles são os diários engarrafamentos. Chegamos ao ponto crítico onde os políticos apresentam como solução  criação de maiores rodovias, essa é claramente uma forma simplista de adiar o problema, uma vez que a venda de carros continua em pleno crescimento.

Os modelos colaborativos de transporte podem ser uma ótima solução para diminuir o número de carros nas ruas. Um estudo realizado pela Zipcar demonstra que para cada veículo compartilhado são menos 13 na rua, o motivo é que devido a diminuição da capacidade ociosa de carros haveria uma maior eficiência na utilização de veículos.

As plataforma como Lyft, Blablacar e atualmente a brasileira Zaznu, promovem o encontro entre pessoas para que elas combinem uma carona e para que possam dividir o custo da viagem. O interessante é que essas plataformas incentivam que um maior número de pessoas deixem seus carros em casa e optem por dar ou receber caronas de algum desconhecido. Embora essa solução possa parecer simplista, é fato que se cada pessoa desse carona para pelo menos 1 amigo, seria um carro a meno nas ruas, diminuindo nossa relação individual com o carro e afetando todos de forma positiva com menos tráfego.

Será que no futuro, quando as plataformas de caronas ou de compartilhamento de carros estiverem mais presente e em maior número nossos filhos não vão pensar:  “Olha que engraçado, eles ficavam parados lado a lado por horas, sem entender que se estivessem no carro do outro estariam indo mais rápido, batendo papo e poluindo menos” – Guilherme Lito

As grandes montadoras automobilísticas já perceberam essa migração da preferência pelo acesso de um automóvel  que pela  sua propriedade , principalmente no mercado norte americano e europeu – e estão lançando projetos pilotos de carsharing.

 A gigante General Motors realizou uma parceria com a empresa P2P de compartilhamento de carros Relay Rides. Através do sistema OnStar da GM usuários que tenham carros da marca podem aderir ao conceito de compartilhamento do Relay Rides com muito mais facilidade, utilizando um aplicativo mobile para encontrar e alugar carros da marca General Motors na vizinhança. O aplicativo OnStar trouxe ainda mais facilidade e conveniência aos serviço do Relay Rides, pois através dele pode-se alugar um carro sem nem mesmo precisar trocar as chaves com o locador, já que a empresa instalou um pequeno dispositivo nos carros que aderiram ao programa OnStar, onde é possível destravar o carro apenas encostando o smartphone no dispositivo instalado dentro do carro. Assistam o video de apresentação da parceria entre Relay Rides e a GM

Os benefícios da parceria são enormes, uma vez que a Relay Rides ganhou mais de 15 milhões de potenciais usuários que dirigem carros da marca GM. A A empresa pioneira no compartilhamento de carros já atua em 800 cidades diferentes  em 47 estados norte americanos.

Uma coisa é certa, o mercado de mobilidade urbana será transformado de forma radical nos próximos anos, e as grandes montadoras terão que se adaptar a novos modelo de negócios, onde o carro não é mais visto como um ben desejado e almejado da forma que era antes.

Anúncios
Categorias: Uncategorized | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Colabore com sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: