Estudo de caso: A Dodge quer que você “crowdfundeie” seu próximo carro.

Já se sabe que os jovens, pelo menos nos Estados Unidos, não estão mais comprando carros como antigamente. Por agora, comprar carros não parece ser uma prioridade para a geração de millennials. Essa nova realidade relacionada ao segmento automobilístico se apresenta como um desafio para as empresas, já que são forçadas a criar novas estratégias de marketing para adequar-se ao comportamento de compra desses jovens consumidores, e criarem maiores esforços para fidelizar-los.

Enfrentando essa nova realidade, o grupo Chrysler estava buscando atrair jovens consumidores para o modelo Dodge Dart 2013 através do uso das redes sociais e do crowdfunding.

Isso mesmo, eles queriam que você “crowdfundeie” seu carro.

O Dodge Dart Registry funcionava como uma lista de casamento, só que ao invés de pedir por presentes convencionais para o dia do casamento, o site propunha que cada pessoa comprasse partes separadas do carro para o criador do crowdfunding.

Funcionava assim, primeiro o “futuro dono do carro” customizava seu veículo pelo site ( com preços que variavam entre $15,995 até $30,000) e então começavam a pedir microfinanciamentos para amigos, familiares e até desconhecidos por cada peça do carro através das redes sociais e qualquer outra forma online para conseguir alcançar a meta. Se você tiver sorte “seu pai patrocina a compra do motor para seu aniversário e sua avô patrocina os aros dos pneus como presente para sua graduação”, como apresentado no comercial de 30s estratégia de compra da Dodge.

O limite máximo para conseguir alcançar a meta era de 90 dias

Essa estratégia de marketing foi utilizada no início de 2013, e teve como principal propulsora as pesquisas demonstrando claramente a falta de interesse pela posse de um carro pela geração millenials. O resultado financeiro certamente não foi o esperado, já que apenas dois carros alcançaram suas metas de financiamento. Isso mesmo, apenas dois

Com esse péssimo resultado em vendas, é de se perguntar se o foco da experiência com o Dart Dodge era realmente incrementar as vendas ou apenas criar um buzz nas redes sociais.

De acordo com a gerente de marketing da Dodge:

“Sabendo que o novo modelo Dart entraria em um mercado altamente competitivo (de carros compactos), queríamos criar um maior conhecimento da marca entre seus potenciais compradores e inserir o assunto sobre o crowdfunding do Dart nas conversas diárias” – Melissa Garlick.

 

Embora os resultados de vendas não tenham sido satisfatórios, é muito interessante notar os esforços que as grandes marcas estão fazendo para se aproximar dos consumidores que não notam mais a propriedade como algo prioritário, mas que buscam pelo  acesso fácil, descomplicado e de preferência econômico a qualquer produto ou serviço.

Ainda de acordo com Melissa Garlick

“A iniciativa gerou cerca de 70 milhões de impressões na mídia, 840,000 de visitantes únicos e uma média de 11 minutos gastos no site da empresa”

 

É importante ressaltar que a cultura do crowdfunding nos EUA está bem estabelecida levando em conta alguns dados do site de crowdfunding Kickstarter:

– 42.000 projetos financiados

– Mais de $630 milhões de doações feitas por 4.1 milhão de pessoas.

– Um único projeto no  Kickstarter angariou mais de $800 mil para uma empresa que queria criar um carregador de celular portátil

O dados acima foram mostrados apenas para entendermos que a realidade do crowdfunding nos EUA é muito diferente do Brasil, onde ainda estamos engatinhando. Levando em conta o cenário do mercado onde o carro foi lançado (carros compactos) de alta competitividade e um público acostumado e interessado pelas plataformas de crowdfunding, algumas questões ficam no ar.

Qual você acredita que foi o erro nas estratégias de crowdfunding para o Dodge Dart?

Será que as pessoas ainda não estão culturalmente inclinadas a financiar um carro para outra pessoa?

O crowdfunding tem mais chance de sucesso quando os projetos são voltados ao bem comum?

Se o carro fosse financiado com a intenção de ser compartilhado por amigos ou familiares, será que haveria mais sucesso nos projetos de crowdfunding para o Dart?

Deixe sua opinião nos comentários, pois assim poderemos interagir e entender um pouco mais sobre quais são os gaps e os pontos críticos de sucesso das campanhas de crowdfunding.

Esse post retirou partes do link deste artigo – http://www.smartplanet.com/blog/bulletin/crowdfund-your-next-car-purchase/

Anúncios
Categorias: Uncategorized | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Colabore com sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: